23 de jan de 2014

Diário de uma Bookaholic: Marcadores

NOTA: essa é a primeira postagem da nova - e primeira - coluna do Breakfast At Midnight (YAAAAAY \o/) então me sinto na obrigação de explicar sobre o que vou falar aqui: Diário de uma Bookaholic vai ser uma coluna onde vou contar um pouco sobre minha vida literária; como por exemplo como organizo minha estante, manias, livros favoritos, marcadores (que aliás é o tema desse primeiro post!), entre muitos outros assuntos que só quem é viciado em livros entende - mas que você, meu caro "não leitor", pode gostar também! Divirta-se! (:
Acho que já deu para perceber que eu amo marcadores, não é? (risos) Não sei exatamente quando comecei a fazer a coleção mas hoje eles são uma das minhas paixões.

"Por que raios você coleciona essas coisas?" Bom, além de muitos deles serem lindos, eu tenho um sério problema para lembrar das coisas, então, se caso eu precisasse parar a leitura por algum motivo e tivesse que fechar o livro, iria demorar meio século para achar a página de novo! "Mas você pode usar qualquer coisa para fazer isso!" Acredite, eu já vi gente marcar os livros com tudo - desde notebook à casca de banana! - mas acho que isso não é o mais aconselhável à se fazer (e se você precisar usar o celular que está marcando o livro?) porque, dependendo do que for, pode estragar o livro e isso não é bacana.

Sei que tem gente louca para sugerir usar a orelha do livro ou dobrar o canto da página e a resposta é: NÃO. Tenho aflição só de olhar para essas situações - eu sei que é muito comum - porque fazer isso só estraga o visual dos livros (sou chata mas fazer o que?).
Mas de onde eu tiro tanto marcador? A maior parte deles eu ganho/pego em livrarias como a SaraivaFnac e Livraria Cultura que fazem marcadores para divulgar a loja (e os lançamentos de livros, no caso da Saraiva); outros eu pego em eventos literários como o Clube do Livro Ribeirão (vou fazer um post para falar sobre o Clube!)Feira do Livro e (em 2012) Bienal do Livro; alguns eu ganhei de presente ou em promoções e outros... na cara de pau

Ok, deixa eu explicar melhor isso! Sabe aqueles marcadores lindos que as editoras fazem (que deixa qualquer um louco para ter!) para mandar para blogs/sites parceiros sortearem e essas coisas? Então, eu já sabendo que tenho muito azar com promoções (nem tanto porque já ganhei duas!) resolvi arriscar pedir marcadores diretamente para as editoras e... elas me mandaram! Mas já vou avisando que nem toda editora manda marcadores e as que mandam demoram um pouquinho para enviar (imaginem se um monte de gente pedir! Elas não dariam conta da demanda!).

Outra forma que algumas editoras adotaram (pelo o que eu sei, a Seguinte) foi a de você enviar um envelope dentro de outro para a editora com todos os dados necessários para que só precisassem colocar os marcadores dentro e enviarem. É uma maneira bem mais prática e acho que outras editoras também poderiam usar. Vale ressaltar que as editoras não tem obrigação nenhuma de enviar os marcadores mas as que mandam acabam ganhando divulgação e conquistando os leitores também.
Na foto acima, você pode ver alguns marcadores que o Grupo Editorial Record me enviou (aliás, foi por causa disso que resolvi escrever essa postagem!) que demoraram alguns meses para chegar mas valeu à pena a espera porque são incríveis! Além da Record, quem me enviou também um monte de marcadores foi a Novo Conceito que é um amor com todo mundo que manda mensagem pra lá (não tem foto porque já faz um tempo que me enviaram =/).

Uma ideia legal é você mesmo fazer seus próprios marcadores. Você pode fazer com fotos (sabe aquelas tiradas em cabines que ficam em forma de tira? Dá para montar um desses em programas como o PhotoScape); desenhos; dobraduras; colagens; entre muitas outras opções (ideias não faltam internet à fora!). Se tiver talento com programa de edição (photoshop), dá para montar os marcadores e depois mandar imprimir em gráficas - um exemplo disso, é esse marcador do livro Sábado à Noite (Babi Dewet)!

Outra opção - que eu super aprovei - é a de imprimir os marcadores que a página do Mundo dos Marca Páginas faz: eles são daqueles de canto de página e são muito fáceis de se fazer.

Espero que tenham gostado desse primeiro post do Diário de uma Bookaholic! Desculpe-me por ter ficado enorme mas juro que vou tentar me controlar da próxima vez!

Você também coleciona marcadores? Tem algum favorito? Onde arrumam os seus? Comente!

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Adorei o post, Cami! Bem sei como é o vício por marcadores rsrs Morri com esse de O Lado Bom da Vida que aparece nas duas últimas fotos!

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©